Disponibilidade do produto na prateleira dos Supermercados

Uma empresa varejista multinacional americana possui uma grande rede de hipermercados, supermercados, lojas de departamento e mercearias. A rede de supermercados opera atualmente cerca de 400 lojas no Brasil e precisava do suporte da RGIS.

REQUERIMENTO
A rede de supermercados precisava de uma análise dos produtos em falta nas lojas para verificar a disponibilidade desses produtos, por isso solicitou que a RGIS fornecesse o seguinte:

  • Cobertura nacional para poder visitar todas as lojas do Brasil
  • Investigar a ruptura na perda de vendas de produtos em falta nas lojas
  • Todos os dados devem ser capturados e reportados eletronicamente
  • Identificar as razões pelas quais os itens estavam fora de estoque e indisponíveis aos clientes

SOLUÇÃO
A rede de supermercados fez parceria com a RGIS para concluir o projeto de disponibilidade do produto na prateleira e forneceu o seguinte:

  • A RGIS programou 870 auditores experientes em múltiplas equipes
  • Foram verificados os itens que deveriam estar nas prateleiras e em estoques
  • Identificou se o item em falta que estava fora de estoque, e o motivo pelo qual não havia sido substituído se no estoque constava como disponível
  • Foram coletadas informações sobre os produtos em falta em cada uma das lojas, incluído a quantidade disponível ou se o item estava fora de estoque

RESULTADOS
A rede de supermercados encontrou os seguintes resultados na parceria com a RGIS para o projeto de disponibilidade em prateleiras:

  • 358 lojas foram visitadas em 58 dias, conforme solicitado pelo cliente
  • A RGIS forneceu ao cliente uma clara visibilidade dos produtos em falta e uma lista de análise pré-estabelecida, permitindo que o cliente priorizasse a tomada de decisões
  • Com base nos relatórios precisos, o cliente foi capaz de estabelecer um conjunto de ações internas:
    • Revisão dos processos de compra internos
    • Revisão dos processos internos de distribuição, dos CDs para as lojas
    • Revisão dos processos de fornecimento interno
    • Revisão dos processos de substituição de produtos na loja
  • O cliente conseguiu eliminar todas as rupturas nas prateleiras para garantir que os produtos estivessem disponíveis para que os clientes comprassem