Diferentes técnicas de inventário
Inventário é a ação ou processo de registrar a quantidade de estoque que uma empresa possui. Existem várias técnicas de inventário: 1. Inventário periódico 2. Inventário rotativo ou contínuo 3. Precisão na seleção de pedidos 4. Validação de estoques 5. Inventário anual
1. Inventário Periódico
O inventário periódico pode ser uma contagem mensal, trimestral ou semestral de todo o estoque durante um ou dois dias, dependendo das quantidades de estoques. O método e o processo utilizados são semelhantes aos de um inventário anual, ou seja, todos os itens de estoque físico são contados e registados em folhas de estoques ou são escaneados e posteriormente comparados com o arquivo de validação de estoques.
Embora itens de baixo custo possam ser verificados uma vez por ano, itens ou estoque consideredos mais caros e com datas de validade devem ser verificados com mais frequência.
2. Inventário rotativo ou contínuo
Com esse sistema, o inventário é realizado durante todo o ano, de acordo com um plano de ação predeterminado. Os itens A podem ser contados mensalmente, os itens B são contados semanalmente e os itens C são contados diariamente. Isso significa que é mantido um registro de inventário permanente para cada item, mostrando todas as transações para que as validações possam ser concluídas.
As investigações sobre quaisquer discrepâncias podem se estender ao longo do ano e, portanto, uma análise correta e completa pode ser alcançada. As contas de final de ano também podem ser preparadas rapidamente se a validação contínua for realizada de acordo com um plano predeterminado.
Deve haver pouco ou nenhum impacto nas operações de qualquer loja, pois a contagem e a validação são concluídas o ano todo com base em arquivos de validação de estoque permanentes. Qualquer verificação pode ser concluída periodicamente com relatórios contínuos de estoque no arquivo de validação de estoque, e as anomalias podem ser rapidamente identificadas.
3. Precisão na seleção de pedido
Pick accuracy é o controle que uma empresa executa ao receber mercadorias de fornecedores e / ou ao enviar os itens para a loja / cliente. Isso geralmente é concluído com a retirada de pedidos enviados aos clientes ou dentro de um armazém. Aqui é gerado uma fatura, verificando-se os produtos a entrar ou a sair e comparando-se os mesmos com a fatura existente.
4. Validação de estoques
Este método de validação de estoques em lojas é efetuado quando deixa de haver estoques ou existem níveis extremamente baixos de determinado item. Geralmente este tipo de validação é efetuado pelos funcionários da loja. A falta de estoques é registada e identificam-se as razões que levaram à falta de estoques, para assegurar que o problema não se repita.
5. Inventário anual
Quando o inventário periódico ou a validação contínua do estoque não é realizado, um inventário anual é essencial. Um inventário anual é feito uma vez por ano. Em certos casos, o armazém ou a loja pode ser fechado por alguns dias ou o inventário mantido fora do expediente comercial. Em outros lugares, os recebimentos e faturas serão suspensos até o término do inventário. Como no inventário periódico, todos os itens de estoque físico são contados e registrados em folhas de inventário ou digitalizados e comparados com o arquivo de validação de estoque.
Qualquer que seja o método de inventário que você decidir que for o melhor, ele fornecerá as seguintes informações cruciais para o seu negócio:
- Verifica a qualidade da operação.
- Confirma seu lucro bruto.
- Identifica se você tem algum problema de estoque, como furto.
- Ajuda você com sua estratégia de preços.
- Fornece uma contagem precisa do estoque que você possui.
- Indica o desempenho de vendas de produtos bons ou ruins.
- Mostra como reduzir os níveis de estoque e melhorar o fluxo de caixa.